A partir dessa semana, uma comitiva do governo da Bahia, liderada pelo vice-governador João Leão, está em uma missão internacional com visitas a Portugal e França. O objetivo é promover o destino Bahia e atrair novos investimentos turísticos para o estado.
No dia 18, a comitiva baiana teve reunião com o secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, no Ministério de Negócios Estrangeiros, em Lisboa. Na oportunidade, o vice-governador João Leão, que apresentou o projeto do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco e da Fazenda Escola Modelo, em implantação no município de Barra, reforçou a importância da estratégica parceria comercial Bahia-Portugal, com foco no setor produtivo, no turismo e na agricultura.
“Com muita satisfação viemos a Portugal mostrar o enorme potencial do estado da Bahia para investidores portugueses e reforçar as nossas relações com este que é um país irmão. Nós já firmamos algumas parcerias de sucesso com empresários portugueses na Bahia, mas temos a certeza que estes exemplos podem se multiplicar e render muitos frutos”, disse.
A internacionalização das relações comerciais, a promoção do destino turístico, a cooperação técnica no agronegócio e na atração de novos investimentos serão alguns temas a serem discutidos no “Portugal descobrindo a Bahia do futuro”, evento no salão do Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, que acontece dia 26 de Outubro.
A ideia é reunir investidores, empresários de diversos setores e grandes operadoras de turismo que darão a conhecer os incentivos, os atrativos naturais, as vantagens competitivas e as inúmeras oportunidades no agronegócio, infraestrutura, setor de energia, dentre outros, no estado.
Em Santarém
As oportunidades de investimento e a transferência de conhecimento e tecnologia entre empresários da região de Santarém, Portugal, e o estado da Bahia foram o foco do encontro, realizado nesta quarta-feira (20), na localidade de Torres Novas, entre a comitiva baiana e os membros da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant).
Na oportunidade, a Secretaria do Planejamento da Bahia e a associação empresarial assinaram um memorando de entendimentos com objetivo de fomentar atividades de cooperação entre agentes dos dois países. Em breve, uma comitiva da associação irá à Bahia conhecer as oportunidades de perto.
“Este foi mais um encontro com investidores portugueses dentro da extensa agenda que viemos cumprir aqui em Portugal e na França, com objetivo maior de atrair novos investimentos para a Bahia. É de grande interesse nosso que estes investimentos possam potencializar a industrialização no estado e que Portugal possa torna-se cada vez mais uma porta de entrada para produção exportada da Bahia para a Europa. No mais, a recepção tem sido a melhor possível e temos a certeza de que a promissora relação entre os empresários portugueses e a Bahia sairá daqui mais forte”, avaliou João Leão.
O potencial da Bahia na geração das energias renováveis, no turismo, na mineração e na indústria foram apresentados, dentre os vários setores com oportunidades de investimento para empresários portugueses no estado. O presidente da Nersant, Domingos Chambel, ressaltou a importância de fortalecer as relações comerciais da região com o estado.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, destacou a estratégia de promoção da atividade. “Um dos eixos do plano de retomada do turismo na Bahia é a promoção dos nossos destinos, nos mercados nacional e internacional. Nessa missão em Portugal, divulgamos as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, com a apresentação de oportunidades de negócios no setor. Buscamos atrair mais turistas e novos investimentos portugueses para o estado”.
A Nersant é uma associação empresarial que tem como missão estimular o desenvolvimento das atividades econômicas da região de Santarém. A instituição conta com cerca de 3 mil associados, dentre os quais, as maiores empresas do distrito.
Integram a comitiva, além do vice-governador e do secretário estadual de turismo, o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Fagundes, o deputado estadual Eduardo Salles, presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert Oliveira.
A cooperação internacional entre Portugal e a Bahia foi discutida também nesta quarta-feira numa reunião entra a comitiva baiana e o embaixador do Brasil em Portugal, Carlos Alberto Simas Magalhães.
Enoturismo
Ainda, os representantes do governo baiano estiveram numa audiência com o presidente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, António Guerreiro de Brito e o coordenador de Viticultura do Instituto, professor Carlos Lopes, em Tapada da Ajuda, Lisboa. Na ocasião foram apresentados o potencial da Bahia em suas diversas áreas, sobretudo a vocação vitivinícola e de enoturismo das regiões do Vale do São Francisco, Médio São Francisco e Chapada Diamantina.
Como resultado da proposta de cooperação técnica entre o Governo da Bahia, a Univasf e o Instituto da Universidade de Lisboa com intuito de fortalecer o projeto da Fazenda Escola Modelo de Barra, ficou acertada uma visita do Professor Carlos Lopes à Bahia, a fim de conhecer a região com vistas à possível implantação de um curso de Viticultura na Escola.
Já nesta quinta-feira, quarto dia de missão em Portugal, a comitiva visitou a Quinta da Bacalhoa, vinícola, adega e castelo do século XV, em Azeitão, Península de Setúbal, onde foi tratado relações e potencial de enoturismo e de vitivinicultura da Bahia e de Portugal.
“Fechamos uma cooperação técnica entre a vinícola Quinta da Bacalhoa e o Governo do Estado, por meio da Seplan Bahia . Eles irão enviar 15 castas de uvas portuguesas para implantação de um banco clonal na Fazenda Escola Modelo de Barra” declarou o vice-governador.
“É impressionante o alto nível com que os portugueses lidam com a produção de vinhos e fica evidente que podemos aprender muito com a experiência que eles têm com a vinicultura. Aqui fechamos mais um acordo de cooperação com produtores portugueses, convidados os agricultores de Évora para conhecer de perto nossa vocação agrícola e podemos afirmar que este foi mais um dia de sucesso para a nossa missão”, afirmou Leão.
Em Évora, se reuniu com a Associação dos Jovens Agricultores do Sul. Ficou acertado que uma comitiva de produtores da AJASUL irá à Bahia conhecer o potencial das regiões do Vale do São Francisco, Médio São Francisco e Chapada Diamantina, para possíveis investimentos.
Misericórdia Lisboa
No dia 19, segundo dia da missão internacional, na primeira Santa Casa de Misericórdia do mundo fundada no ano de 1498, em Lisboa, o propósito do encontro foi estreitar o relacionamento com as Santas Casas do Brasil, falar dos benefícios prestados aos mais desfavorecidos e da importância das obras sociais. Turismo e oportunidades de investimentos na Bahia também fizeram parte da pauta.
“A Santa Casa tem séculos de história e é conhecida pela sua filantropia, um centro de referência hospitalar no nosso país. Todo desenvolvimento precisa vir alinhado com um pensamento socioeconômico e com planejamento de ações sociais efetivas, que alcancem e ajudem os mais necessitados. Nosso objetivo era trocar experiências e estabelecer parcerias nesta casa que foi a primeira criada no mundo e é uma referência para nós. A instituição é fundamental tanto aqui em Portugal, quanto na Bahia. Acreditamos que ela é um modelo a ser seguido e implementado para ajudar o povo baiano”, declara Leão.
A comitiva do governo baiano foi recebida pelo provedor da Santa Casa, Edmundo Martinho e pelo administrador da Santa Casa Global, Francisco Pessoa e Costa. Participaram da visita o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, o empresário José Coimeiro, o reitor da Univasf, Paulo Fagundes, o deputado Eduardo Salles e o diretor da Seplan, Herbert Oliveira.
Em Portugal, a comitiva passa por diversas localidades como Lisboa, Évora, Algarve, Alentejo e Torres Novas onde conhece de perto o processo de produção de vinhos e embutidos e se reunirá com governantes do país lusitano.
Na França, a comitiva participa do Salon du Chocolat, em Paris, principal feira do mundo voltada para produtores de chocolate que terá um estande do Governo da Bahia e a participação de fábricas do segmento instaladas em Ilhéus, no sul do estado, atrações turísticas no município. Ainda, a comitiva irá visitar a região de Champagne, onde também encontrará produtores locais de vinho para rodadas de negócios. Ao longo das visitas serão apresentadas aos empresários locais as oportunidades de investimentos na Bahia.
Fonte:
Mundo Lusíada