Brasileiros poderão solicitar cidadania portuguesa pela internet
Publicado em 19/09/2022 às 17:04h
Visando tornar o processo mais célere e diminuir a alta demanda de pedidos que o governo português vem recebendo, Portugal passou a permitir a solicitação de cidadania portuguesa de modo online. A ideia é que a solicitação digital seja aberta até o final do ano, através do site https://justica.gov.pt/.
O Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão, explicou a necessidade de permitir essa solicitação online. "O contexto é de um grande volume de pedidos para acesso à nacionalidade. Grande parte do trabalho administrativo é a recepção e validação dos documentos. Para aliviar a pressão do atendimento presencial, vamos disponibilizar a submissão online", disse.
O novo processo funcionará focado na parte inicial dos trâmites. Assim, a parte digital será para os processos de pré-avaliação dos documentos iniciais, com a burocracia presencial retornando ao normal após essa etapa inicial de análise dos documentos.
A cidadania portuguesa é o serviço mais solicitado no Instituto dos Registros e Notariado (IRN) - órgão português responsável por administrar os documentos oficiais do país. Por causa da grande demanda, os prazos chegam a ultrapassar em até dez vezes o limite estipulado pela lei.