Março é o mês das mulheres. Durante este mês, todas as terças-feiras, vamos publicar em nosso blog uma série de perfis sobre as mulheres que fazem parte da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil|Bahia.
A primeira delas é Estela Ferraz Gramlich Andrade. Em dezembro, Estela assumiu o importante cargo de Diretora Executiva da Câmara, trazendo novas perspectivas e avanços nesta nova gestão.
Natural do Rio Grande do Sul, Estela mora na Bahia há 20 anos. Casada com Leonardo e mãe de dois filhos – Felipe e Luiza –, Estela tem atuado como empreendedora, projetista, especialista em cooperativismo, associativismo, vendas, captação de recursos e promoção de eventos.
A sua jornada profissional começou pela escolha de sua graduação: Tecnologia de Gestão de Startups e Empreendedorismo Digital. “Escolhi essa graduação ao ver que o mundo está cada vez mais tecnológico e entender que precisamos acompanhar esses avanços”, conta a nossa Diretora Executiva.
O currículo profissional de Estela reflete a experiência que ela possui dentro da área. Ela atuou como Diretora de Promoção e Atração de Agroinvestimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (SEAGRI) durante 6 anos. Além disso, atuou como Consultora de Projetos em importantes instituições, tais como: Associação dos Municípios do Baixo Sul da Bahia (AMUBS), Fundação Odebrecht, BioBrax - Energias Renováveis S.A. e Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (IDES).
Para ela, um dos momentos de destaque de sua trajetória profissional foi a criação da Cooperativa dos Parceleiros do Assentamento de Angical/BA – COOPERCAL, da qual participou como Responsável Técnica. A COOPERCAL está inserida no Programa de Biodiesel e do Assentamento de Sobradinho, sendo voltada para a fruticultura irrigada.
Atualmente, ela também é embaixadora Instituto Campus Party – associação civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo incentivar e promover atividades e projetos nas áreas cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico, dos direitos estabelecidos, da assistência social e da cidadania.
Atuação dentro da Câmara
Em 2019, atendendo ao convite do Presidente da Câmara, Ricardo Galvão, Estela iniciou um novo desafio profissional, assumindo o cargo de Diretora Social da entidade na Gestão 2020/2021. “A perseverança e o otimismo de Galvão me contagiaram. Nesse momento, pude contribuir para um fortalecimento e aproximação do empresário baiano junto a Portugal, gerando negócios e parcerias. Isso me pareceu uma nova e próspera missão, a qual assumi com muito orgulho”, avalia Estela.
Em dezembro de 2021, Estela assumiu o cargo de Diretora Executiva da Câmara, para a gestão de 2022/2023. Para ela, esta é uma oportunidade de ajudar a dinamizar o Agronegócio na Bahia. “O Estado tem um grande potencial centrado nas suas cadeias produtivas, que vão da caprino-ovinocultura ao algodão, passando pelos grãos até a vitivinicultura”, analisa a Diretora Executiva.
Além disso, Estela acredita que a Câmara pode contribuir para alavancar o agronegócio baiano, abrindo as portas de Portugal para a exportação no mercado Europeu. “Estamos falando de mais de 500 milhões de consumidores, além da possibilidade na busca de novas tecnologias, pois Portugal está em grande crescimento nessa área, sendo considerado um dos principais HUBs tecnológicos a nível mundial”, diz.
Personalidade positiva e direta
Personalidade positiva e direta. É dessa forma que Estela acredita conseguir driblar os desafios profissionais que surgem em sua vida. Tendo atuado profissionalmente em áreas ocupadas em sua maioria por homens, os desafios de ser mulher nesses ambientes a fortaleceu. E é assim, também, que pretende lidar com os desafios como Diretora Executiva da Câmara.
“Meu DNA empreendedor ajudou muito nessa caminhada. Ciente das grandes responsabilidades que assumi e do quão importante é o papel da mulher no mundo dos negócios, o empreendedorismo feminino também está no meu radar. Vamos acolher, encorajar e aconselhar as mulheres para serem protagonistas de suas vidas. Iremos atuar na articulação e na criação de uma nova rede de parcerias”, avalia Estela.
Para ela, o cargo de Diretoria Executiva é uma oportunidade ímpar de fomentar esse universo dentro da Câmara e alcançar ótimos objetivos. “Acredito no trabalho coletivo e nas boas parcerias, esse sempre foi o principal motivo para associar minha empresa à Câmara Portuguesa”.
Estela finaliza com um convite aos empresários baianos: “Deixo aqui meu convite, aos homens e mulheres de negócios, para que conheçam o trabalho da Câmara Portuguesa na Bahia. Teremos o maior prazer em lhes apresentar um novo caminho para o sucesso!”