No último mês de dezembro, a Nova Diretoria da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil|Bahia foi empossada, com 03 mulheres fazendo parte da gestão responsável pelo biênio 2022/2023. Ainda em comemoração ao mês das mulheres, vamos seguir apresentando aqui no blog o perfil de cada uma delas.
Esta semana é a vez de Maria Renata Carvalho, atual Diretora Jurídica da Câmara, que atua na área do Direito há quase 20 anos. Maria Renata é formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL e realizou Cursos de Extensão e pós-Graduação na Universidade Federal da Bahia - UFBA e Faculdade Ruy Barbosa – UNIRUY. Para ela, o conhecimento é algo constante. Nos últimos três anos, finalizou LL.M. em Direito Corporativo do IBMEC e fez o Curso de Proteção de Dados e Privacidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em parceria com o Instituto Legal Grounds for Privacy Design - LGPD.
Desde o período de estágio, ela tem voltado à sua atuação profissional para o Direito Empresarial Trabalhista, passando por importantes escritórios nacionais do segmento, como o Machado Meyer e o Mattos Filho. “Desde o início, minha atuação tem sido marcada por importantes experiências trazidas pela convivência com advogados, juízes, servidores e representantes de empresas”, conta. Para Maria Renata, isso foi fundamental para adquirir e desenvolver as habilidades que hoje possui. “Não tenho dúvidas de que a maior dificuldade foi aprender a transmitir confiança e credibilidade, características imprescindíveis ao bom advogado, principalmente no início da carreira”, lembra.
Atualmente, ela é uma das sócias do escritório Adani e Carvalho Advogados. A história da empresa se iniciou ainda no tempo em que trabalhava na filial soteropolitana do escritório Mattos Filho, onde conheceu Adriana Adani. A experiência profissional em conjunto resultou em uma parceria regada a respeito, transparência e proximidade com o cliente. “Atuamos de forma especializada na advocacia empresarial voltada às relações de trabalho, no contencioso, administrativo e judicial, e na consultoria preventiva”, esclarece a advogada.
Um dos diferenciais do escritório Adani e Carvalho Advogados é a formatação de treinamentos customizados in company de temas trabalhistas associados à necessidade e realidade empresarial. Além disso, Maria Renata é membro da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (ABAT).
Para ela, a atuação feminina dentro do Direito apresenta dificuldades e desafios. “Como em todas as áreas, o exercício de ser mulher nos coloca em um movimento de constante prática do fazer sempre mais e melhor. No Direito não é diferente. Em espaços predominantemente masculinos, vivemos em constante luta para sermos respeitadas e ouvidas”, avalia a advogada.
Aproximação com a Câmara
Foi há 10 anos que o Adani e Carvalho Advogados se tornou um membro associado da Câmara. Com isso, o escritório pretendia desenvolver o relacionamento com outros associados, dividir experiências e ampliar a sua visibilidade nos diversos segmentos na área empresarial, se inserindo nessa relação luso-brasileira.
Para Maria Renata, a expectativa inicial foi concretizada. “Essa aproximação com a Câmara rendeu um aumento de nossa rede de contatos, apoio no desenvolvimento de eventos em parceria com a Câmara e interação com novos clientes”, relembra.
Atuação dentro da Câmara
Em dezembro de 2021, Maria Renata assumiu o cargo de Diretora Jurídica da Câmara, para a gestão de 2022/2023. Ela tem se mostrado empolgada com os novos desafios. “Agora estarei com atribuições relacionadas à gestão das questões jurídicas da Câmara e com uma expectativa de trazer soluções técnicas às ações executivas dos novos diretores”, conta. Anteriormente, Maria Renata também já havia assumido o cargo de Vice-Presidente da Câmara Mulher.
Mas por que essa relação com Portugal é tão importante? Para a nossa Diretora Jurídica, o país é a principal porta de entrada para produtos e negócios brasileiros na Europa. “A língua e a história comum que temos com este país encurta as distâncias entre os nossos continentes em vários aspectos, incluindo culturais e sociais”, conclui.