Dando continuidade às matérias especiais do Mês da Mulher aqui no site da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil|Bahia, hoje vamos apresentar o perfil de mais uma diretora que integra a nova gestão. A homenageada da vez é Renata Matos, nossa Diretora de Comunicação para o biênio 2022/2023.
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA em Gestão de Negócios, ela começou a sua atuação como repórter no Jornal Correio*, o antigo Correio da Bahia. Na época, os desafios eram vencer todos os dias a rotina frenética de um jornal diário, realizando a cobertura na editoria de Cidade. Após sair do jornal, onde foi 1º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo da Previdência Social, seguiu como sócia de uma agência de Comunicação Corporativa, atendendo grandes clientes, e depois como assessora de imprensa em locais como a Petrobras, Brasil Kirin e Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan/ BA).
Após 16 anos atuando como repórter e assessora, Renata optou por uma renovação profissional, especializando-se na área de marketing digital. “Senti a necessidade de mudar, viver novas perspectivas profissionais e atender as demandas do mercado, que estava carente de profissionais no segmento”, conta. Para ela, a decisão foi acertada. Após uma imersão em seis meses em cursos na área, sobretudo fora da Bahia, iniciou as atividades da
RM6 Interativa, em 2016.
Porém, trabalhar com Marketing Digital tem trazido outros desafios, já que é uma atividade que está em constante mudança e exige uma atualização permanente. No atendimento aos clientes, os objetivos são gerar valor às marcas, avaliar as métricas certas e contribuir para o crescimento dos negócios dos clientes, tendo uma atuação voltada para resultados.
Apesar de possuir uma presença feminina forte na área de Comunicação, Renata nota que os cargos de poder permanecem nas mãos dos homens. Porém, ela acredita que é um segmento profissional menos restritivo para o crescimento feminino. “Fico feliz em ver mulheres líderes e acho que a comunicação é um dos ambientes onde existe uma menor limitação à presença das mulheres nas posições de chefia”, avalia.
Duas vezes na comunicação da Câmara
A aproximação da RM6 Interativa com a Câmara Portuguesa aconteceu de maneira natural. “Tenho uma longa relação profissional com Ricardo Galvão, que é o atual presidente da Câmara. Fui parceira e fornecedora da TOTVS Bahia, onde Galvão foi sócio por muito anos, e depois atuei na criação da RG7, sua empresa de treinamentos e consultoria. Então, são muitos anos de confiança e parceria”, revela a jornalista.
Em 2017, durante o primeiro mandato de Galvão na Câmara, Renata recebeu o convite para assumir a Diretoria de Comunicação. Na época, muitos assuntos da comunicação da Câmara conseguiram avançar e boas conquistas também foram realizadas. “Para a minha alegria, voltei a ser convidada na nova gestão e estamos com outros bons desafios pela frente”, conta.
Os primeiros objetivos dessa nova gestão já começaram a ser concretizados ainda em dezembro de 2021, mesmo mês em que a Nova Diretoria foi empossada. Renata assumiu a gestão dos canais digitais da Câmara – Facebook, Instagram, LinkedIn e Blog – com o objetivo de uniformizar as mensagens passadas para os sócios e o público externo. “Dar maior visibilidade à Câmara da Bahia, através do ambiente digital, sem dúvida, é um dos nossos grandes desafios nessa gestão”, afirma nossa Diretora.
Outros objetivos também estão em pauta nessa nova gestão. Um deles é fortalecer a Câmara na parte de produção de conteúdo de valor, contribuindo para tornar a Câmara em uma referência no apoio a empresas que tenham interesse em novos negócios em Portugal.
Para Renata, a experiência do Presidente Ricardo Galvão na gestão da Câmara é um fator que proporciona maiores resultados também na área da Comunicação. “Hoje existe um amadurecimento maior em relação a primeira gestão. Então, isso traz maior clareza em relação aos resultados que se busca alcançar e a comunicação é uma das áreas de apoio para tornar esses objetivos viáveis”, opina.
Importância da relação Bahia-Portugal
Mesmo fazendo parte do continente europeu, chamado de Velho Mundo, Portugal ainda não conta com muitos dos produtos e serviços que são ofertados na Bahia. Para Renata, isso gera um leque de oportunidades para os empresários baianos que desejam investir no país.
“É preciso conhecer mais Portugal e identificar as demandas e possibilidades de negócios que existem lá”, avalia. Para ela, a Câmara pode facilitar esse processo, através da comunicação, do networking e da aproximação entre os empresários.
Renata acredita que a Câmara seja um excelente canal para conhecer empresários e fazer negócios, tanto entre os sócios locais da entidade, quanto com os parceiros em Portugal. Porém, é preciso que o sócio seja ativo dentro da Câmara para conseguir aproveitar da melhor maneira possível o que a instituição tem a oferecer. “É importante ser presente, participar dos eventos e buscar as informações que são importantes para a ampliação dos seus negócios”, finaliza.